O que é o atendimento psicossocial?


Uma das maiores frustrações do profissional de psicologia despreparado que acaba indo parar num equipamento do SUAS como CRAS, CREAS, Abrigos e outros é a impossibilidade de realizar a prática para a qual ele mais foi treinado durante a universidade: a terapia.

Até por que o psicólogo no SUAS é "Psicólogo Social" e não clínico

Isso não impede o psicólogo de atender os indivíduos que acessam esses equipamentos que no SUAS são chamados de "usuários", no entanto a visão do psicólogo nesse atendimento é social. Não é atoa que este procedimento será chamado de atendimento psicossocial.

Enquanto psicólogo social o profissional deve encarar o sujeito em sua relação com o mundo, ou seja, os grupos nos quais ele está inserido como sua família ou sua comunidade.

O atendimento psicossocial é um atendimento em que o psicólogo precisa enxergar o sujeito contextualizado dentro de seu ambiente social.

O foco do psicólogo precisa ser nos vínculos, nas relações desse sujeito com a sociedade. Também cabe uma visão clínica do sujeito que pode ser útil nas discussões de caso e nas relações entre o psicólogo e a equipe multidisciplinar, afinal de contas o olhar clínico do psicólogo pode enriquecer muito o atendimento desse usuário ajudando a traçar novas estratégias para o sujeito.

Muitas vezes, o processo de ressocialização dentro do atendimento psicossocial também pode utilizar visões da clínica, e até mesmo técnicas específicas, no entanto a visão da psicoeducação pode ser mais adequada a este momento, tendo em vista que muitas vezes o usuário do CRAS ou CREAS precisa ter potencializado certos comportamentos e atitudes para que ele possa ter acesso pleno aos seus direitos.

Comentários

Veja também:

Artigos populares