Aniversário de H. P. Lovecraft


Hoje é o aniversário desse simpático senhor que viveu no começo do Século XX. Quem é ele? Ninguém mais ninguém menos do que Howard Philips Lovecraft, um dos maiores expoentes da literatura PULP de sua época.

O PRODÍGIO DE PROVIDENCE

Um amante de astronomia, autodidata e solitário, Lovecraft passou boa parte de sua vida em apartamentos apertados em subúrbios violentos, dedicando-se a sua obra literária que era reconhecida por um nicho muito específico composto básicamente por jornalistas amadores e os leitores da revista Weird Tales, onde publicava seu contos. Seu trabalho só seria reconhecido pelo grande público décadas após a sua morte.

HORROR CÓSMICO

Conhecido por ter sido criador do impronunciável monstro Cthulhu e de vários outros que eram capazes de ensandecer a mente de suas vítimas e dos seus leitores, Lovecraft viveu numa época em que o mundo se transformou.

A revolução científica estava aí e a cada dia mais e mais descobertas sobre o mundo e o universo eram feitas. Nesse cenário, o autor soube enxergar o terror inexplicável vindo do espaço ou até mesmo de cantos obscuros da nossa própria realidade.

O horror cósmico é conhecido justamente por misturar ficção científica e terror criando cenários muitas vezes inimagináveis onde a vida humana é frágil diante de perigos inexplicáveis.

INFLUÊNCIA NA CULTURA POP

Apesar de ter morrido com pouco reconhecimento, Lovecraft inspirou a cultura de pop de várias maneiras.

Do cinema, quadrinhos à própria literatura, autores como Stephen King, Neil Gaiman e Alan Moore reconhecem a importância criativa da obra de Lovecraft em seus próprios textos.

Eu mesmo cheguei a escrever três contos disponíveis na Amazon inspiradas na obra de H.P. Lovecraft:
  • Em Um Sonho de Três Noites, publicado pela Editora Draco, brincamos um pouco com a biografia do próprio autor, transformando-o em personagem do seu próprio mito.

  • Em "A Noiva do Homem Peixe" misturamos a obra de Lovecraft à psicologia criando um cenário igualmente assustador. Este conto é destaque na categoria terror do Wattpad.
  • E na minha obra mais recente, nazistas enfrentam o Cthulhu numa narrativa recheada de referências histórias ao bom estilo terror clássico:

Comentários

Veja também:

Artigos populares