#Polêmica: Cantora Nigeriana lança creme para "ficar branco"


Ah, a Nigéria. Esse país que não para de nos chocar seja por seus iPhones de ouro distribuídos em casamentos [ saiba mais aqui ] ou pela desigualdade social e a violência que sofre seu povo. Mas, não para por aí. Recentemente a cantora Dencia lançou um creme "revolucionário" que promete simplesmente "embranquecer" os negros.

Não você não leu errado. Parece que o complexo de Michael Jackson teve um novo eco. Se não bastasse ser polêmico, alguns especialistas alegam que o suposto creme promovido pela cantora não possui informações claras sobre seus ingredientes e especulam que contenha produtos químicos em sua composição que podem causar de pressão alta a câncer. Ainda assim, muitos jovens chegam a pagar cerca de US$ 160 por um pote do tal creme "branqueador".

Representantes do movimento negro, inclusive no Brasil, começaram a discutir sobre a "auto-estima" dos negros alegando que isso é apenas mais um sinal da discriminação endêmica pela qual as pessoas de descendência africana passam. 

Bom, aparentemente se algumas pessoas negras querem ficar "brancas" isso é sinal de que, de fato alguma coisa incomoda em seu tom de pele. Seria uma questão pessoal? Seria uma questão social? Seria os dois? Mas eu vou levantar essa bola na rede e perguntar: isso é mesmo muito diferente das mulheres que alisam seus cabelos? Ou mesmo das mulheres brancas que já tem cabelo "liso" e os tingem de loiro?

O que você acha? Comenta aí!

Comentários

Veja também:

Artigos populares