[Artigo] A Origem do Mito dos Illuminati


Todo mundo sabe que os Illuminati são uma das teorias de conspiração mais famosas da atualidade. Nela, um grupo secreto de pessoas poderosas comandaria o mundo por trás das cortinas.

Uns dizem que seus "poderes" vêm de pactos demoníacos, outros dizem que eles teriam um acordo com os alienígenas e a versão mais realista fala apenas de sociedades secretas com uma influência política assustadora.

Mas de onde teria surgido essa história? Eles existiram? Eles ainda existem? Eles realmente estão prestes a dominar o mundo? Leia este artigo e descubra!

A ORIGEM


O mito começa com um movimento que todo mundo estuda na escola: o iluminismo que  ganhou muita importância na França e se espalhou pelo mundo no Século XVIII. Mas o que os iluministas tem a ver com os Illuminati? A resposta é mais óbvia do que você pensa!

Antes desse movimento não existia o direito ao livre pensamento. Você era proibido de criar textos, obras de arte,  e divulgar qualquer forma de pensamento que fosse contra os princípios da igreja e da monarquia, os grandes poderes da época.

Por isso, muitos pensadores se reuniram em sociedades secretas para conspirar contra a tirania da igreja e dos reis. Eles precisavam fazer isso em segredo porque corriam o risco de perder suas vidas só pelo simples fato de escrever ou pensar coisas que iam contra o regime da época!

Os iluministas pregavam filosofias como fraternidade, igualdade e liberdade de pensamento que serviram de incentivo para revoluções como a francesa e até mesmo a independência americana. Aliás, muitos dos pregadores das ideias iluministas fizeram parte dessas revoluções!

As sociedades secretas surgiram por esse período, dentre elas a Maçonaria na forma que conhecemos hoje.

OS ILLUMINATI DA BAVÁRIA

IMAGEM: Adam Weishaupt, a quem é atribuido a criação da sociedade secreta conhecida como "Os Illuminati Da Baviera", ou "os iluminados da baviera". 

Realmente existiu uma sociedade secreta chamada de Illuminati!

Há registros históricos de uma sociedade secreta chamada de Os Illuminati da Bavária fundada por Adam Weishaupt na Baviera que fazia parte da Alemanha na época. Porém só durou de 1776 a 1777 quando foi extinta pelo governo junto com outras sociedades, pois foram acusados de conspiração. Pouco se sabe o que teria acontecido com os membros da ordem a partir daí. Diz-se que Adam e os demais membros  teriam se tornado Maçons em outros países.

Muitos dizem que o objetivo da ordem era a dominação mundial, porém os registros históricos relatam que eles eram "iluministas radicais", inclusive o seu membro-chefe, Adam, tinha o cargo de "Spartacus", nome de um gladiador que incitou uma guerra civil no império romano.

Nesta época muitos regimes temiam as sociedades secretas, pois a maioria das revoluções ocorridas na Europa eram atribuídas aos seus membros. Por isso muitos de seus membros eram perseguidos e acusados de crimes políticos como conspiração ou simplesmente acusados de bruxaria ou adoração ao demônio por não seguirem as leis da igreja.

O MEDO DA CONSPIRAÇÃO

IMAGEM: Essa mulher aí na pintura é a liberdade, Mariane ou Columbia. Um símbolo criado durante o iluminismo e a revolução francesa que representa a liberdade dos cidadãos. Sim, é ela na estátua da liberdade e também aquela mulher no verso do nosso dinheiro!

De fato a Revolução Francesa teve muitos ecos pela Europa, e dizem que muitos dos conspiracionistas iluministas teriam ajudado na revolução americana que culminou na independência dos EUA. Aliás,  muitos dos líderes revolucionários dos EUA que vieram a governar o país nas próximas décadas eram membros de sociedades secretas, especialmente a Maçonaria.

Daí o povo começou a se perguntar quem eram esses homens que se reuniam em círculos secretos e tinham o poder de erguer governos e depor reis.

A PERSEGUIÇÃO A MAÇONARIA


IMAGEM: O lema da maçonaria.

Por isso muitos maçons foram perseguidos nos Estados Unidos. Políticos foram obrigados a declarar publicamente que não faziam parte da organização. Em algumas escolas os maçons declarados eram até mesmo proibidos de matricular seus filhos.

Essa perseguição foi feita em boa parte por sociedades religiosas criadas por populares, que assim como na santa inquisição demonizavam os símbolos e as filosofias da maçonaria.

OS TITÃS DA INDÚSTRIA

FOTO: John D. Rockefeler, o magnata do petróleo. Sua família é frequentemente acusada de fazer parte dos illuminati.

Além disso, no Século XIX os EUA, o lugar onde a teoria dos Illuminati é mais popular, sofreu um crescimento econômico desenfreado aonde surgiram grandes magnatas como John D. Rockefeller, J.P. Morgan, Vanderbilt e outros que, numa época em que a economia tinha muito menos regras e fiscalização do que hoje, eles eram capazes de cometer atrocidades para aumentar cada vez mais suas fortunas.

Isso aumentava muito a sensação de impotência da população, enviando uma clara mensagem de que a democracia prometida na independência estava descendo pelo ralo do dinheiro, afinal de contas esses magnatas praticamente mandavam no país e quase chegaram a ser mais poderosos que o próprio Governo Americano!

E esse "império do mal" sustentado por fortunas incalculáveis durou até meados do Século XX onde novas leis foram criadas e alguns desses titãs poderosos foram até mesmo levados a julgamento e tiveram suas empresas divididas acabando com seus monopólios, como foi o caso de Rockefeller. Porém há quem questione se isso não foi ainda mais lucrativo para eles.

A POPULARIZAÇÃO DO MISTICISMO E DA CIÊNCIA

IMAGEM: um símbolo ocultista, vertente religiosa que mistura misticismo, religiões antigas e mistérios.

É importante lembrar também que com a descentralização religiosa, ou seja, a perda de poder da igreja e do cristianismo, várias religiões começaram a surgir nessa época e o esoterismo se espalhou como uma febre pelo mundo.

Foi exatamente nesse período que surgiram religiões como o espiritismo e o ocultismo, além disso os primeiros estudos sobre a mente começaram a ser feitos, surgiu a psicanálise, e vários pensadores como Foucault elaboraram suas teses sobre a mente e a sociedade.

Muitos avanços foram feitos em várias áreas científicas. Ou seja, a informação começou a se democratizar e surgiram várias explicações para o mundo que concorriam com o modelo de universo que as pessoas conheciam antes.

O mundo mudou muito nesta época, uma nova era estava nascendo e não estamos só falando da era de aquário, como pregam os místicos, mas sim de uma nova ordem mundial.

Opa! Será que eu já ouvi isso antes?

ENTENDENDO A NOVA ORDEM MUNDIAL

IMAGEM: Montagem que ilustra a Nova Ordem Mundial e a teoria de conspiração sobre os illuminati.

Logo, os ingredientes para a teoria de conspiração estavam todos reunidos: Junte organizações secretas que pregam a liberdade de religião, a igualdade entre as pessoas, ou seja, princípios que destroem muitos dogmas religiosos. Adicione uma pitada de injustiças cometidas por multibilionários megapoderosos, adicione um tanto de misticismo e TADÃ: os Illuminati estão aí.

A Nova Ordem Mundial é o grande plano deles para unificar o mundo e, principalmente acabar com as religiões.

Mas na minha opinião eu acho que nós já vivemos numa nova era. Compare o nosso mundo com o que Adam Weishaupt conheceu: a religião ainda possui bastante influência política, mas nem se compara com a era pré-iluminista. O homem pisou na lua e os avanços da medicina prolongam a nossa vida cada vez mais.

Você não precisa se preparar. A Nova Ordem Mundial já está aí e ela foi realmente criada por esses Illuminati, esses homens iluminados que tiveram a ousadia de pensar contra o sistema da época e, literalmente, mudar o mundo.

E AÍ? OS ILLUMINATI EXISTEM?


Bom, depois de saber de todas essas informações é difícil presumir que os Iluminati estão aí tentando dominar o mundo com planos secretos, super psicologia como "mensagens subliminares" ou até mesmo pacto com entidades malignas. Além disso é quase impossível, mesmo pra um pequeno grupo de pessoas, guardar um segredo tão grande quanto um plano para dominar o mundo.

Mas o ser humano é capaz de coisas inimagináveis, tanto para o bem quanto para o mau. E ninguém impede de um bando de malucos com certo poder se auto-denominar Illuminati e começar a tecer planos para dominar o mundo... Mas daí a dizer que eles vão conseguir é outra história. ;)

GOSTOU DO ASSUNTO? SAIBA MAIS:

Conheça o Irmão Rubens, o apresentador do canal do YouTube de cunho religioso Verdade Oculta, um dos primeiros brasileiros a divulgar os planos "malígnos" da nova ordem mundial. Muitas das informações apresentadas por ele não tem fundamento algum, mas é uma grande fonte sobre os mitos que as pessoas criam sobre os Illuminati.
O documentário do History Channel "Gigantes da Indústria" conta a história dos magnatas que ajudaram a tornar os EUA a potência econômica que é hoje, e que também cometeram muitas injustiças nesse processo:
Quer conhecer a verdadeira história da Maçonaria? O genial podcast Escriba Café tem um episódio inteiro sobre a ordem. Escute:
Quer mais informações sobre a maçonaria? Escute o Episódio 27 do Descontrole Podcast sobre o assunto:
Leia o meu livro ILLUMINATI: A Nova Ordem Mundial, um romance ambientado na teoria de conspiração dos illuminati!

Comentários

  1. Muito interessante cabral nao sabia q eles tinham origem nessa epoca e toda essa historia achava q era so uma loucura da cabeça de alguem q tomou grandes proporçoes...muito interessante!..o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, pesquisei bastante pra escrever meu livro. Isso é apenas uma parte da história! Valeu Adriana!

      Excluir
  2. Muito legal, claro e de boa leitura. Bacana mesmo... boas fontes para histórias de RPG kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, lembrando que o sistema GURPS tem uma expansão dedicada somente aos Illuminati!

      Excluir
  3. sensacional! podia colocar ai o link do podcast do descontrole sobre maçonaria an!? an!? :D

    http://descontrolepodcast.com/2013/05/28/027desctrl-maconaria/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim eu não ouvi esse ep? Vou ouvir e corrigir esse erro!

      Excluir
  4. Nossa muito bem explicado .
    O pior que eu ja acreditei nessas teorias.
    De todos os sites que entrei esse é o que me explicou melhor
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, cara! Tem mais informação aqui no blog. Continue pesquisando!

      Excluir

Postar um comentário

Artigos populares