OPINIÃO: O Futuro da Saga Harry Potter

Mary-GrandPre-Unpublished-Harry-Potter-Book-Covers-011

Não se fala em outra coisa no mundo literário: J.K. Rolling, a autora da série Harry Potter declarou essa semana que pretende roteirizar pessoalmente os próximos filmes da franquia que seria um "spin off" da história do aprendiz de bruxo mais famoso dos cinemas. Muita gente torceu o nariz, os fãs ficaram animados. Já eu achei legal.

Sou fã do universo criado por J.K. e acho os três primeiros livros da série geniais. Harry Potter é um universo infantil cativante, e os três primeiros livros contém esse espírito explorador da infância que nos faz conhecer e inventar mundos fantásticos repletos de seres e lugares espetaculares e sobretudo, consegue nos transformar novamente em crianças de 11 anos levadas pela fabulosa narração e pela própria inocência infantil dos personagens. Os outros livros já foram escritos sob a pressão da fama e da multidão de fãs que a série arrebanhou. Por isso considero que esta magia deixou de ser "universal" para se tornar interessante apenas para aqueles que tiveram o grande privilégio de crescer lendo esta saga.

Ao meu ver o "amadurecimento" do universo e dos personagens em Harry Potter foi algo prejudicial a série, pois como disse acima, a grande qualidade da história era nos levar a um estado sentimental infantil onde ainda que de forma lúdica somos levados a crer nesse "conto de fadas" e a adolescência é uma fase de questionamentos e desilusões. Por isso não é atoa que a história é atravessada por estas questões ao longo da série, fora a vida social dos personagens, agora adolescentes, que pode ser entediante para o público geral.

Também recentemente outra notícia me chamou a atenção para a carreira de J.K. Rolling. Seja um truque comercial ou não, o fato dela ter publicado um livro sob um pseudônimo é algo louvável ao meu ver. É pra mim a mensagem de alguém interessado em fazer literatura. Uma forma de fazer as pessoas olharem para o texto dela de forma pura e não para a carreira que a precede.

E porque eu acho bom ela roteirzar mais filmes do Harry Potter? Porque primeiro: eles não estarão vinculados ao Harry, mas serão focados no personagem que escreveu um livro que os aprendizes de bruxos lêem no início de seus estudos: "Criaturas Mágicas e Onde Habitam". Além disso a história irá se passar cerca de 70 anos antes dos acontecimentos de Harry Potter. Outro fato é que, como eu já disse, acredito que o universo criado pela autora é muito rico e comporta mais histórias. Portanto, eu penso que tendo Rolling a frente do projeto coisas boas certamente virão, isso se derem o espaço que ela precisa pra trazer o clima de "conto de fadas" de volta ao mundo de Harry Potter.

E você, o que acha? Comenta aí!

Comentários

Artigos populares